1. You are here:
  2. Start / 
  3. Jump into Solidarity at National level (in Portuguese language)

All new training offers in your inbox: Be the first to know about new training offers with our e-mail notifications.

Jump into Solidarity at National level (in Portuguese language)

Training Course

27 July - 11 September 2020 | Portugal

“Jump into Solidarity” is a Training Course (TC) which aims to improve the quality of Solidarity projects and support organizations in the development of the main competences related to the European Solidarity Corps (ESC) Programme projects.

Esta formação visa melhorar a qualidade dos projetos de solidariedade e apoiar as organizações no desenvolvimento de competências relacionadas com os seus projetos nas ações do Programa Corpo Europeu de Solidariedade (CES), como Voluntariado, Estágios e Emprego e Projetos Solidários.

No contexto em que nos encontramos, mais do que nunca as organizações e os seus técnicos de juventude necessitam de uma abordagem de adaptação, colaboração e informação que lhes permita a construção de projetos solidários capazes de responder aos novos desafios.

Focados nos valores da União Europeia e no valor da Solidariedade principalmente acrescentamos que a solidariedade pode ser uma ferramenta muito poderosa para promover a participação ativa e garantir uma sociedade mais inclusiva. Ao mesmo tempo, o Solidariedade pode criar um grande mercado de oportunidades, permitindo que os jovens se sintam mais inspirados e mais qualificados para o seu futuro.

Mehmet Murat Ildan um dia disse; “Com solidariedade, serás mais talentoso e acessível, mais alto e mais forte, mais rápido e mais sábio”.

“Jump into Solidarity” está incluído nas atividades de Networking e traz uma oportunidade de estabelecer uma cooperação nacional nas ações Corpo Europeu de Solidariedade (CES).

“Jump into Solidarity” é um Curso de Formação (CF) dividido em duas fases, que visa melhorar a qualidade dos projetos europeus de solidariedade e apoiar as organizações no desenvolvimento das principais competências relacionadas com os projetos.

1ª Fase: 27 | 28 | 29 Julho 2020 | Online, Portugal

2ª Fase: 9 I 10 I 11 Setembro 2020 | Residencial ou Online (formato a ser definido), Portugal

Esta formação oferecerá um ponto de encontro para os participantes discutirem e interagirem entre si e criar uma rede de parceiros, sólida e confiável capaz de organizar e / ou apoiar projetos CES.

Ao longo de toda a formação, vamos explorar o Corpo Europeu de Solidariedade e as suas Ações em diferentes dimensões, métodos e recursos. “Jump into Solidarity” pretende promover a inovação e a criatividade no desenvolvimento e gestão de projetos CES nas suas principais Ações: Projetos Solidários, Estágios e Emprego e Voluntariado.

A atividade é especialmente dirigida a novas organizações com selo de qualidade, novos intervenientes ou organizações com pouca experiência no programa Corpo Europeu de Solidariedade, encontrando-se também aberta a organizações com experiência interessadas em trabalhar com novos parceiros.

Formato

Através dos princípios e práticas da educação não formal e num ambiente online (em Julho) e residencial ou Online ( em Setembro) os participantes podem aprender e interagir uns com os outros. “Jump into Solidarity” abrirá espaço para a aquisição de novas competências e permitirá o intercâmbio de métodos e experiências de voluntariado e solidariedade a nível nacional e internacional, utilizando várias ferramentas e recursos online.

Na 1ª fase da formação, a decorrer em julho as sessões serão divididas em 2 dias e meio (o primeiro dia 2 horas e os restantes dois dias com 6 horas com intervalos incluídos).

O Formato da 2ª fase da formação, a decorrer em setembro (residencial ou online) será definido posteriormente, de acordo com  futura avaliação, assim comos às condições e medidas aplicáveis à data. Se for online a formação será de 2 dias e meio (o primeiro dia 2 horas e os restantes dois dias com 6 horas com intervalos incluídos). Se for residencial será igualmente implementada no decorrer de 2 dias e meio, de acordo com o Programa provisório anexo a esta chamada.

Objetivos gerais:

  • Compreender o significado de Solidariedade e Voluntariado e o seu contexto;
  • Explorar as diferentes ações do Corpo Europeu de Solidariedade (Selo de Qualidade, Voluntariado, Estágios e Empregos e Projetos Solidários) como forma de promover a Solidariedade entre os jovens e suas comunidades;
  • Assegurar uma compreensão do Corpo Europeu de Solidariedade, explorando e descobrindo as suas principais Ações, os seus diferentes atores e papéis dentro de um projeto;
  • Descobrir diferentes ferramentas digitais para o desenvolvimento pessoal e profissional
  • Explorar os recentes desenvolvimentos no campo dos Projetos do Corpo Europeu de Solidariedade em termos gerais e das suas atividades, em termos específicos;
  • Sentir inspiração pelos métodos e atividades de educação não formal que possam capacitar as organizações e os seus atores com novas competências;
  • Capacitar para uma abordagem estratégica em projetos de voluntariado ao longo de todo o ciclo do projeto;
  • Proporcionar espaço para partilha de experiências e de exemplos de boas práticas;
  • Proporcionar espaço para o trabalho em rede entre organizações participantes e o planeamento de outras atividades de fortalecimento de parcerias, seminários, projetos de voluntariado, projetos solidários, estágios e outros. 

Com estes objetivos gerais, pretende-se que os participantes consigam alcançar os seguintes resultados nas diferentes dimensões:

Conhecimento:

- Definir e explicar o Corpo Europeu de Solidariedade, as suas ações e compreender o seu papel nos projetos;

- Compreender o significado mais profundo dos projetos que visam promover a solidariedade e o voluntariado, assim como os seus benefícios para a comunidade local, participantes e organizações.

Competências:

- Conseguir aplicar novos métodos que desenvolvam competências nos jovens que participam nos projetos CES nas áreas do Voluntariado, Estágios e Emprego e Projetos Solidários;

- Identificar potenciais parceiros para projetos futuros.

- Melhorar a qualidade dos projetos CES, com especial foco na seleção de parceiros e seleção de participantes.

Grupo-alvo / Participantes:

  • Representantes de novas organizações com Selo de Qualidade ou que queiram candidatar-se ao Selo de Qualidade.
  • Representantes de organizações, iniciantes no programa Corpo Europeu de Solidariedade, que trabalham diretamente com jovens e que podem preparar, desenvolver e avaliar projetos.
  • Representantes de organizações com experiência interessadas em trabalhar com novos parceiros.

Requisitos:

  • Ter pelo menos 18 anos
  • Ter disponibilidade para estar presente em todo o curso (Síncronas sessões online Julho 2020 e presencial ou online Setembro 2020)
  • Comunicar em língua portuguesa
  • Espera-se também que os participantes partilhem e multipliquem o que aprenderam e que implementam estes novos conhecimentos e competências no seu trabalho
  • Tenham autonomia para decisões de parceria e cooperação nas suas organizações.

Metodologia & Requisitos Técnicos:

O programa consiste em sessões interativas, apresentações e exploração do tópico da formação, recorrendo ao uso de diferentes ferramentas online (Julho) e em regime a definir, presencial ou residencial (Setembro). A metodologia permitirá criar um ambiente seguro de aprendizagem e de partilha de experiências.

As sessões online (Julho) terão como base metodologias de educação não formal, serão dividas entre sessões plenário e de trabalho de facilitação em pequenos grupos.

Em Setembro, na 2º fase da formação, o formato será residencial ou online e contará com visitas inspiradoras (ou presença de convidados) a Organizações com experiência no CES em diversas áreas como por exemplo Voluntariado, Estágios e Emprego e Projetos Solidários, trabalhos de grupo e apresentações de ideias para novos projetos.

Espera-se que os participantes façam parte de toda a formação (ou seja que os participantes selecionados participem em ambas as fases - Julho e Setembro) e que contribuam com as suas opiniões e experiência. (consultar o programa draft em anexo).

Equipamento Técnico necessário: 

Formação Online - computador com câmara e microfone e boa conexão de internet.

As plataformas a serem utilizadas durante o curso são:

https://zoom.us/ (ferramenta de comunicação das sessões Síncronas) e canvas.net (plataforma de alojamento do curso, e suporte do processo de aprendizagem)

Jamboard, Mentimeter; Padlet; CANVA

Os participantes necessitam realizar o download do zoom e criar uma conta no canvas.net

Disclaimer!

Information about training activities reaches SALTO from the most different directions. SALTO cannot be held responsible for incorrect information or changes in the training activities. However, please inform SALTO, whenever you should come upon incorrect data in the European Training Calender. Always contact the organisers of the training activities themselves for the latest information.

Training overview

http://trainings.salto-youth.net/8796

This Training Course is

for 25 participants

from Portugal

and recommended for

Youth workers, Youth leaders, Youth project managers, Volunteering mentors, ESC organisations, actors and newcomers, Expected profile defined in the Call

Working language(s):

Portuguese

Organiser:

Portuguese National Agency for Erasmus + Youth in Action (National Agency)

Contact for questions:

Carla Marques

E-Mail:

Phone: +351 253 204 260

Before applying please contact the NA of your residence country to check if it is involved in this concrete project and committed to cover travel costs. NB! Learn about possible participation fee and other relevant rules.

Costs

Participation fee

This project is financed by the participating National Agencies (NAs) of the Erasmus+ Youth in Action Programme. The participation fee varies from country to country. Please contact your National Agency or SALTO Resource Centre (SALTO) to learn more about the participation fee for participants from your country.

Accommodation and food

Unless specified otherwise, the hosting NA or SALTO of this offer will organise the accommodation and covers the costs for accommodation and food.

Travel reimbursement

Please contact your NA or SALTO in order to know whether they would support your travel costs and the applicable rules and procedures. If yes, after being selected, get in touch with your NA or SALTO again to learn more about the overall procedure to arrange the booking of your travel tickets and the reimbursement of your travel expenses.

This training activity is funded by:

The Erasmus+ Youth in Action Programme

Participants are entitled to receive a Youthpass certificate from the organiser, for recognition of their competence development during the activity. Read more about Youthpass:

Youthpass Logo
back to top